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Secretaria de Esporte e Lazer de Balneário Piçarras

Balneário Piçarras

Competição

/Início/Campeonatos

/Municipal de Sinuca

Troféu do campeão

Municipal de Sinuca

Início: 17 de Junho de 2023Término: 29 de Outubro de 2023
masculino18 a 99 anosFinalizado
Classificações

CAMPEONATO                                                 MUNICIPAL                     DE                  SINUCA                  –

2023.

REGULAMENTO

CAPITULO1 - DISPOSIÇÃO GERAIS

Art. 1° - Este regulamento é um documento composto pelo conjunto de disposição que regem o campeonato municipal de sinuca 2023.

Art. 2° - O campeonato municipal de sinuca é promovido pela Prefeitura do Município de Balneário Piçarras e organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer – SEMEL.

Art. 3° - Todos os participantes desse evento serão considerados conhecedores deste documento e das legislações afins vigente, aos quais ficam subordinados.

Art. 4° - O campeonato Municipal de Sinuca de Balneário de Piçarras será disputado as quintas feiras, nos bares participantes do campeonato com início conforme data prevista pela Secretaria de Esporte e Lazer.

CAPITULO 2 - OBJETIVOS

Art. 5°- O Campeonato Municipal de SINUCA tem como objetivo;

A  – Promover o intercâmbio entre as associações/bares e lanchonetes;

B  - Incentivar a pratica do desporto da sinuca, desenvolvido em clima de disciplina, lealdade e camaradagem, promovendo a integração social entre os participantes.

C- Promover e estimular a organização esportiva e a formação de novos grupos de participantes do desporto da sinuca.

CAPITULO 3 - PODERES

Art. 6°- Na vigência do campeonato de Sinuca os seguintes órgãos, e as pessoas vinculadas serão reconhecidas como autoridades;

      Prefeitura do Município de Balneário Piçarras – PMPB;

      Secretaria de Esporte e Lazer – SEMEL;

      Policia Militar de Santa Catarina – PMSC;

      Bombeiros Militares de Santa Catarina – BMSC;

CAPITULO 4 – PARTICIPAÇÃO, INSCRIÇÃO E INDENTIFICAÇÃO.

Art. 7º - As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas na SEMEL - Secretaria de Esporte e Lazer situada a Rua Antônio Martinho Telles (Anexo a Ginásio Aurélio Solano de Macedo) – Centro - Balneário Piçarras – SC até o dia designado pela secretaria, sendo que deverão conter os nomes das equipes/atletas com numeração do RG dos atletas, título de eleitor ou comprovante de residência.

Art. 8º - Poderão inscrever-se no campeonato equipes compostas de no máximo 12 (doze) integrantes e no mínimo de 6 (seis) integrantes, sendo 3 (três) duplas titulares e 3 (três) duplas reservas, sendo atletas que obrigatoriamente sejam eleitores (Título de Eleitor) no município de Balneário Piçarras há pelo menos 5 meses ou moradores do município comprovando através do comprovante de residência a pelo menos um ano. A ficha de inscrição deverá ser preenchida e entregue com a cópia do RG ou CNH, título de eleitor ou comprovante de residência de todos os integrantes da equipe. É de responsabilidade única e exclusiva, de cada responsável dos estabelecimentos a veracidade das informações descritas na ficha de inscrição;

Art. 9º - Cada equipe deverá ter sede (bar, associação, etc.);

CAPITULO 5 - DISPOSIÇÕES TÉCNICAS

Art. 10º - O início de cada rodada será obrigatoriamente as 20hs, com tolerância de 15 (quinze) minutos. A dupla que não estiver presente dentro deste horário, perderá por WO, os 3 (três) pontos por rodada, somando-se ainda para o adversário presente 3 (três) pontos;

Art. 11º - No caso de a equipe dar o WO na rodada completa, ou seja, nas três rodadas, será penalizada com a eliminação do campeonato, sendo que seus atletas estarão automaticamente suspensos das atividades em que cometeram o WO, durante 2 (dois);

Parágrafo Único – Caso haja a eliminação de alguma equipe durante a competição, todos os resultados desta equipe serão eliminados.

Art. 12º - A sede de cada rodada terá que fornece no mínimo 1 (uma) mesa de sinuca em bom estado de conservação, sem marcas, conforme critério da SEMEL – Secretaria de Esporte e Lazer. A(s) mesa(s), se possível, deverá estar isolada para a competição. Somente os jogadores que estão jogando a partida e os capitães poderão conversar e dar palpites sobre o jogo.

Art. 13º - As súmulas deverão serem enviadas via watssap imediatamente após o termino da rodada e entregues na SEMEL – Secretaria de Esporte e Lazer pelos responsáveis pelas sedes até a sexta-feira após o término de cada rodada.

CAPITULO 6 - REGRAS

Art. 14º - Cada rodada será decidida em 3 (três) partidas para cada dupla titular, sendo cada partida encerrada quando uma das equipes derrubar a última bola sua e a bola 8. Para efeito de classificação as semifinais, cada partida valerá 1 (um) ponto, ou seja, cada equipe poderá fazer até 9 (nove) pontos por rodada;

Art. 15º - Tanto individualmente quanto em duplas pode haver substituição em cada mesa, apenas após o término de cada partida. O jogador substituído não poderá voltar a jogar na mesma rodada da sua equipe;

Art. 16º - Os juízes de cada partida serão os capitães das duas equipes;

Art. 17º - A área de jogo deverá ser limitada, reservada e isolada, onde somente o capitão e os jogadores das equipes poderão entrar no espaço, verificar como está o jogo e se retirar sem permanecer no local limitado a partida;

Art. 18º - O saídor será escolhido no CARA OU COROA, e as partidas subsequentes, seguirão a ordem na sequência. Será adotado o castigo duplo para as partidas.

Art. 19º - Na saída do jogo, (primeira tacada), o saidor matou uma bola e caiu de branca ou o bolão sair da mesa, paga 1 (uma) bola e perde a tacada. Quando o saidor derrubar 2 (duas) bolas maiores ou menores e 1 (uma) menor ou maior, somente perde a tacada, mas se nesta jogada ele também cair de branca ela paga 1 (uma) bola. Quando o saidor cai de branca ou a branca sai da mesa e não cai nenhuma bola, ele perde a tacada somente. Quando o saidor derruba uma bola de cada, menor e maior e cai de branca ou a branca sai da mesa, ele somente perde a jogada.

Art. 20º - Se na primeira tacada não cair nenhuma bola e na segunda tacada o 8 cair, quem deu a tacada perde a partida.

Art. 21º - Se o jogador derrubar uma bola do outro, tem que pagar mais uma.

Exemplo: se estou jogando com as menores e derrubo o 13, tenho que pagar a 09. Nesse caso, se derrubar duas bolas do adversário terei que pagar outras duas ou só mais uma? Não, se já derrubou 2 bolas já pagou o castigo do adversário.

Art. 22º - Se um jogador derrubar uma bola do adversário e cair de branca ou a branca sair da mesa, ele pagará somente mais uma bola

Art. 23º - Se errar de bola e não acertar em nenhuma bola e ainda cair de branca, pagará uma bola. Se não acertar diretamente na bola do adversário, é uma bola, mas caso bater direto na bola do adversário e cair a bola branca, são duas bolas.

Art. 24º - Quando um dos jogadores esta pela 08 e o outro também e matar a 8 e cair de branca, quem matou a bola oito e 'suicidou' perde a partida. Acaba a disputa!

Art. 25º - Se o tacador estiver pela bola 8 e seu adversário tiver com 2 (duas) bolas na mesa e este joga diretamente na bola do adversário para cair a bola dele, a 8, ele perde a partida. e o outro já pela 8 matar e cair de branca, ele perde a partida também, pois impossibilita a partida.

Art. 26º - Se o jogador tiver com duas bolas na mesa e o outro já pela 8 matar e cair de branca, ele ganha a partida, pois ainda sobra uma bola do adversário na mesa.

Art. 27° - Se o jogador tiver com duas bolas na mesa e o outro já pela 8 matar e derrubar uma do adversário ele ganha a partida, pois sobrará uma bola na mesa ainda.

Art. 28° - Se o jogador tiver com três ou mais bolas na mesa e o outro já pela 8 matar e cair de branca, ele ganha a partida.

Art. 29° - No início de cada partida, saída, a bola 8 deverá estar fora da mesa, sendo colocada, após o termino da primeira jogada, grudada na tabela atrás do ponto de partida.

Art. 30° - Não é permitido o jogador, por exemplo, estando esnucado, apenas rolar a branca para também esnucar o seu adversário, precisa tentar sair do snooker, não pode rolar a bola e deixar o parceiro no 'prego', é necessário tentar sair do prego. O bolão deverá percorrer no mínimo 20 cm na jogada.

Art. 31º - Se estou esnucado e dou um "chapéu" com a bola branca (taqueio em baixo dela e ela sobe por cima da outra do adversário) e a branca bate primeiro na minha bola, isso não pode, a bola branca não pode descolar da superfície da mesa. Paga-se 1 (uma) bola.

Art. 32° Se tenho uma bola próxima a caçapa e meu adversário coloca uma bola dele antes da minha, eu jogo propositalmente na bola dele para derrubar a minha. Vou pagar duas bolas.

Art. 33º - Se dou uma tacada e a bola branca cai fora da mesa vou pagar uma bola.

Art. 34º - Se dou uma tacada e uma bola qualquer cai fora da mesa, vou pagar uma bola para o adversário. Se os ambos os jogadores estão pela bola 8 e o tacador joga a bola 8 para fora da mesa, ele perde a partida. Se o tacador tiver pela 8 e joga para fora da mesa a 8 e seu adversário tiver uma ou mais bolas na mesa, ele perde uma bola e a 8 volta para a mesa, grudada na tabela onde ela saiu da mesa.

Art. 35º - Para poder esnucar o adversário a bola branca ou a sua bola deverá obedecer a distância de 20 cm.

Art. 36º - O tacador não poderá tirar mais de um pé do chão ao executar a tacada.

Art. 37º - O tacador não poderá usar a sola do taco na tacar na bola, sendo penalizado com a perda de 1 (uma) bola.

CAPITULO 7 - SISTEMA DE DISPUTA E CLASSIFICAÇÃO

Art. 38º - Será definida pela Secretaria de Esporte e Lazer – SEMEL, conforme o número de inscritos.

CAPITULO 8 - DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art. 39º - Todas as equipes deverão jogar uniformizadas, poderão utilizar abrigos (blusas e jaquetas) sobre os uniformes, caso o atleta não esteja uniformizado não poderá participar da partida.

Art. 40º - A Segurança de todos os jogadores, visitante e da casa é de responsabilidade do mandante (dono do estabelecimento) do jogo. Não é permitido qualquer tipo de ameaça e intimidação a nenhum participante do campeonato. Não é permitido qualquer tipo de aposta nos jogos do campeonato. Se por qualquer circunstância, houver briga em algum momento da realização dos jogos do campeonato, os envolvidos, estabelecimento e atletas, serão eliminados da competição, ficaram suspensos de todas as atividades promovidas pela Secretaria de Esporte e Lazer – SEMEL por 2(dois) anos e todos os resultados da equipe na competição será de 9 (nove) a 0 (zero) para o adversário.

Art. 41º - Os casos omissos e/ou não julgados pelo presente regulamento, quando não resolvidos em consenso pelas equipes dentro da legalidade, da moralidade e do bom senso serão resolvidos pela comissão designada pela SEMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

Art. 42º - A Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras oferecerá a premiação e troféus aos 4(quatro) primeiros classificados, conforme abaixo:

1º classificado – R$ 1.500,00 + troféu e medalhas;

2º classificado – R$ 1.000,00 + troféu e medalhas;

3º classificado – R$ 800,00 + troféu e medalhas;

4º classificado – R$ 500,00

Art. 43º- As propostas para alteração deste regulamento, para a próxima edição do campeonato, deverão ser feitas durante o Congresso técnico na SEMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

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