Competição
26° CAMPEONATO MUNICIPAL DE DOMINÓ 2023
CAMPEONATO MUNICIPAL DE DOMINÓ
REGULAMENTO
CAPITULO 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º - Este regulamento é um
documento composto pelo conjunto de disposições que regem o Campeonato
municipal de Dominó 2023;
Art. 2º - O Campeonato Municipal de Dominó é
promovido pela Prefeitura do Município de Balneário Piçarras e organizado pela
Secretaria de Esporte e Lazer – SEMEL;
Art. 3º - Todos os participantes desse evento serão
considerados conhecedores deste documento e das legislações afins vigentes, aos
quais ficam subordinados;
Art. 4º - O Campeonato Municipal de Dominó de
Balneário Piçarras será disputado as quartas-feiras, nos bares participantes do
campeonato.
CAPITULO 2 - OBJETIVOS
Art. 5º - O Campeonato Municipal de Dominó tem como
objetivo:
A –
Promover o intercâmbio entre as associações/bares;
B –
Incentivar a pratica do desporto do dominó, desenvolvido em clima de
disciplina, lealdade e camaradagem e, promover a integração social entre os
participantes;
C – Promover
e estimular a organização esportiva e a formação de novos grupos de
participantes do desporto do dominó.
CAPITULO 3 - PODERES
Art. 6º - Na vigência do
Campeonato de dominó, os seguintes órgãos, e as pessoas a eles vinculadas serão
reconhecidos como autoridades:
· Prefeitura
do Município de Balneário Piçarras - PMPB;
· Secretaria
de Esportes e Lazer - SEMEL;
· Policia
Militar de Santa Catarina – PMSC;
· Bombeiros
Militares de Santa Catarina – BMSC;
· Bombeiros
Voluntários Penha/Balneário Piçarras;
CAPITULO 4 - PARTICIPAÇÃO, INSCRIÇÃO E
IDENTIFICAÇÃO.
Art. 7º - As inscrições são gratuitas e deverão ser
feitas na SEMEL - Secretaria de Esporte e Lazer até o dia 06 de junho de 2022,
situada a Rua Antônio Martinho Telles (Anexo a Ginásio Aurélio Solano de
Macedo) – Centro - Balneário Piçarras – SC, sendo que deverão conter os nomes
das equipes/atletas com numeração do RG dos atletas, tamanho da camisa do
uniforme e informação sobre a vacinação.
Art. 8º - Poderão inscrever-se no campeonato equipes
compostas de no máximo 12 (dez) integrantes e no mínimo de 8 (oito)
integrantes, sendo 3 (três) duplas titulares e 3 (tres) duplas reservas, sendo
atletas que obrigatoriamente sejam eleitores (Título de Eleitor) a pelo menos 5
meses e ou residam (Comprovante de Residência) no município de Balneário
Piçarras a pelo menos 1 ano e mais 2 integrantes sem vínculo com o município. A
ficha de inscrição deverá ser preenchida e entregue com a cópia do RG ou CNH e
comprovante de participação de todos os integrantes da equipe. É de responsabilidade única e exclusiva, de cada
responsável dos estabelecimentos a veracidade das informações descritas na
ficha de inscrição;
Art. 9º - Cada equipe deverá ter sede (bar,
associação, etc.).
CAPITULO 5 - DISPOSIÇÕES TÉCNICAS
Art. 10º - O início de cada
rodada será obrigatoriamente as 20:00hs, com tolerância de 15 (quinze) minutos.
A dupla que não estiver presente dentro deste horário, perderá por WO, os 3
(três) pontos por rodada, somando-se ainda para o adversário presente 300
(trezentos) pontos;
Art. 11º - No caso de a equipe dar WO na rodada
completa (nove partidas) será penalizada com a eliminação do campeonato, sendo
que seus atletas estarão automaticamente suspensos das atividades em que
cometeram o WO, durante 2 (dois) anos;
Parágrafo Único – Caso haja a eliminação de alguma
equipe durante a competição, todos os resultados desta equipe serão anulados.
Art. 12º - A sede de cada rodada terá que fornecer no mínimo
3 (três) jogos de dominó em bom estado de conservação, sem marcas, conforme
critério da SEMEL – Secretaria de Esporte e Lazer. Caso uma das duplas não
aprove o jogo de dominó, a sede deverá obrigatoriamente fornecer outro jogo;
Art. 13º - As súmulas deverão
serem enviadas via WhatsApp imediatamente após o termino da rodada e entregues
na SEMEL – Secretaria de Esporte e Lazer pelos responsáveis pelas sedes até a
sexta-feira após o término de cada rodada.
CAPITULO 6 - REGRAS
Art. 14º - Cada rodada será decidida em 3 (três)
partidas para cada dupla titular, sendo cada partida encerada quando uma das equipes
atingir 100 (cem) pontos, embora deva ser anotada toda a pontuação da dupla.
Para efeito de classificação às semifinais, cada partida valera 1 (um) ponto,
ou seja, cada equipe poderá fazer até 9 (nove) pontos por rodada;
Art. 15º - Depois de embaralhadas, as pedras terão
que ser retiradas individualmente e sequencialmente pelos jogadores começando
pelo saidor. As peças deverão ser colocadas na mesa em uma única linha
horizontal sendo que a sequência não pode ser alterada. O não cumprimento do
aqui exposto implica na perda de 10 (dez) pontos na partida que o fato ocorrer;
Art. 16º - Caso o jogador feche o jogo, e o mesmo
não der fecha, a dupla perde cinquenta (50) pontos e mistura se novamente as
pedras de dominó para voltar a jogada. Permanecendo o direito de saída do mesmo
jogador;
Art. 17º - Tanto individualmente quanto em dupla
pode haver substituição em cada mesa, apenas após o término de cada partida. O
jogador substituído não poderá voltar a jogar na mesma rodada da sua equipe;
Art. 18º - Não poderá haver conversa sobre o jogo
ou sinais entre os jogadores durante as partidas, caso aconteça a dupla
infringente perderá 10 (dez) pontos na partida que o fato ocorrer;
Art. 19º - Jogador algum poderá bater na mesa
durante as partidas, exceto com um leve toque quando o mesmo passar, conforme
artigo 21º;
Art. 20º - O juiz de cada partida, caso haja
necessidade do mesmo por desejo das duplas, será um membro das equipes,
escolhido pelas duplas;
Art. 21º - A dupla cujo jogador passar a vez com a
pedra na mão perderá 50 (cinquenta) pontos na partida que o fato ocorrer;
Art. 22º - O sinal de passe dever ser verbal ou com
um leve toque de mão na mesa;
Art. 23º - Fica proibido qualquer jogador tentar
ver as pedras do parceiro ou do adversário, em qualquer momento do jogo, caso
isso ocorra, a equipe será penalizada com a perda de 50 (cinquenta) pontos na
partida que o fato ocorrer;
Art. 24º - Durante as partidas a pedra que o
jogador pegar não poderá deixar de ser jogada, exceto no caso de a mesma não
servir, devendo provar o fato, mostrando-a para um dos adversários na mesa.
Caso fique constatado que a pedra realmente não sirva o jogador terá o direito
de jogar outra pedra, embora seja a dupla penalizada com a perda de 10 (dez)
pontos;
Art. 25º - Caso de existência de “um gato” no jogo,
e ninguém o observar, o procedimento será o seguinte: As pedras serão novamente
embaralhadas e reiniciará uma nova jogada com o mesmo jogador que iniciou a
jogada;
Art. 26º - A área de jogo deverá ser delimitada e
reservada, onde somente o capitão e os jogadores das equipes poderão entrar no
espaço, verificar como está o jogo e se retirar sem permanecer no local;
Art. 27º - O atleta ao fazer o movimento em cima da
pedra, mesmo não tocando na pedra terá obrigatoriamente que jogar a mesma.
CAPITULO 7 - SISTEMA DE DISPUTA E CLASSIFICAÇÃO
Art. 28º - Até dez equipes:
As equipes inscritas jogarão entre si em turno e
returno;
Classificarão as 8 (oito) equipes, com melhor
pontuação para a segunda fase se enfrentando em cruzamento de turno e returno,
sendo 1° x 8°, 2°x 7°, 3° x 6°, 4° x 5°; assim os vencedores se classificarão
para a fase de semifinal.
Parágrafo Único – Havendo empate entre 2 (duas) ou
mais equipe, o critério de desempate será o seguinte:
1-
Confronto Direto (somente entre 2 duas equipes);
2-
Maior pontuação total feita na 1ª fase; 3- Menor pontuação total sofrida na 1ª fase;
4- Sorteio.
Art. 30º - Nas semifinais a 1ª melhor classificada
jogará contra a 4ª melhor classificada e a 2ª melhor classificada contra a 3ª
melhor classificada, sendo que 2 (dois) ganhadores disputarão o 1º e 2º lugares
e os perdedores o 3º e 4º lugares consecutivamente;
Art. 31º - As finais da competição serão disputadas
no bar/equipe que obtiver a melhor pontuação na primeira fase (turno e
returno).
CAPITULO 8 - DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
Art. 32º - Todas as equipes deverão jogar
uniformizadas, poderão utilizar abrigos (blusas e jaquetas) sobre os uniformes,
caso o atleta não esteja uniformizado não poderá
participar da partida;
Art. 33º - Os casos omissos e/ou não julgados pelo
presente regulamento, quando não resolvidos em consenso pelas equipes dentro da
legalidade, da moralidade e do bom senso serão resolvidos pela comissão designada
pela SEMEL – Secretaria de Esporte e Lazer;
Art. 34º - A Prefeitura Municipal de
Balneário Piçarras oferecerá a premiação e troféus aos 4(quatro) primeiros
classificados, conforme abaixo: 1º classificado – R$ 1.500,00 + troféu e
medalhas;
2º classificado – R$ 1.000,00 + troféu e medalhas;
3º classificado – R$ 800,00 +
troféu e medalhas; 4º classificado – R$ 500,00.
Art. 35º- As propostas para alteração deste
regulamento, para a próxima edição do campeonato, deverão ser feitas durante o
Congresso técnico na SEMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.